Se a tua paixão é Wrestling e gostas de escrever envia-nos, um mail para specialwrestling@hotmail.com e candida-te ao teu blog Especial, onde o Wrestling está ao teu nível !
Revolution Word's - Edition Number Five - And the loser is...
Post por Cris Costa. Comenta ou volta ao índice.
...FUNAKI!

Olá!


É algo de se lamentar, o tema; algo muito triste, muito incrédulo, algo tocante. Vou falar de Funaki, o wrestler que foi do ouro a lata.

Para começar a crônica, eu quero apresentar pequenos "depoimentos" acerca de Funaki.

NWO... 28 de Outubro de 2008, 10:42 da manhã.
O, agora, Kung Fu Naki, que efectuou um pin sobre MVP na última edição do Smackdown, não vencia um combate na brand azul desde Fevereiro de 2005, altura em que era campeão Cruiserweight e venceu Chavo Guerrero.

NWO... 21 de Outubro de 2008, 12:48 da tarde.
Resultados House Show WWE (...) - Ezekiel venceu Kung Fu Naki

João TGM.... 11 de Fevereiro de 2008, 20:54 da noite.
É com profunda mágoa e pesar que vos chamo hoje a atenção para uma notícia que, confesso, me traz lágrimas aos olhos: Funaki está lesionado. (...) Funaki tem capacidades técnicas razoáveis como todo o cruiserweight que se preze e como tal apenas o seu físico o relega para uma posição subalterna.

Last Rider... 3 de Agosto de 2008, 19:47 da noite.
Outro caso de injustiça berrante na WWE. Funaki é o protótipo do jobber que só está no roster para ser derrotado, ora por lutadores em ascensão, ora no combate de estreia de algum lutador, que precisa de causar impacto.

-------------------------------/=/--------------------------------

Por quê temos de concordar plenamente com isto? Ou melhor, por quê temos que concordar com uma injustiça dessas? Funaki é querido internacionalmente, não só em Portugal, também na Inglaterra, Brasil, entre outros. Então voltemos a nos perguntar: Funaki, ser ou não ser, eis a questão!

Ele é um japonês com uma diversidade bastante mecanizada, pois sabe várias espécies de luta, destacando as artes marciais. Em todos os esportes há uma divisão de conceitos, entre os profissionais, os aspirantes e os praticantes. No Wrestling, isso passa para Main-Eventer, Mid-Carder e Jobber, respectivamente. E é um desprazer elevado estar afirmando que, hoje, Funaki faz parte do terceiro mundo do esporte. Esta triste divisão é pior ainda do que explícita, em que wrestlers da própria companhia o criticam. Ilícitamente, ele é um dos principais alvos de gozo entre os wrestlers, virando sinônimo de derrota. Enquanto estava fazendo esta "referência", tinham alterado sua página da Wikipedia, e aplicaram um nickname "I am the Loser". E isso não muda, será por quê? Não é de hoje que sabemos que Funaki não é um entertainer muito carismático, porém ele compensa com sua determinação. O quê quero dizer? Verá a seguir...

Títulos/Combates



Os seus combates especiais não são em abundância, assim como os títulos, mas de vez em quando ele nos deliciava com matches de bastante qualidade, com uma atuação irrefutável. Funaki e mais dois parceiros criaram juntos a Stable Kaientai, que chegou a combater algumas vezes com os DX, em seu pico. Em um desses combates, Tag Team Handicap Match de Tag Team (duas tag teams contra um), a vítima era a Kaientai, em um combate, digamos, "especial". O combate em si não foi de uma qualidade extrema, entretanto, a storyline que se passava entre eles o tornou, como eu já disse, "especial". De qualquer forma, Funaki obteve uma atuação cinco estrelas, sendo o principal elemento de o combate: com destaque para seu Diving Cockscrew Hurranacarrana de cima das cordas. Estes eram seus momentos dourados...

Também destaco seu combate em que lutou pelo seu primeiro título, no "Grandest Stage of all", Wrestlemania. Assim como no combate anterior, sua storyline havia de ter sido impecável. Foi uma Road to Wrestlemania extremamente criativa, e teve de tudo: passou de face a heel e vice-versa, teve mais de cinco parceiros em um período bastante curto, foi traído por parceiros, etc., mas não foi dessa vez. Infelizmente. Ele eliminou vários concorrentes, incluíndo o famoso Viscera, mas ele não aguentou na Battle Royal e foi eliminado após muita agonia. No entanto, quando Funaki põe algo na cabeça ele vai até o fim, e assim foi: ele continuou a busca, dessa vez no Unforgiven, chegando mais perto, mas não o sufiente. Pulando até o dia 2 de abril de 2000, acontece uma das maiores injustiças de todas: Funaki ganha o título, mas o perde poucos minutos após. Jogando fora todo o árduo o trabalho do japonês... Algo que me deixa muito triste.

Passemos ao seu último título, e em consequencia sua última era de glória... O Cruiserweight Championship. Spike Dudley era o campeão na época, e lá apareceu um coadjuvante: Funaki. Foi tudo de repente, e quando Dudley menos esperava, o japonês deu o bote, e o ataque, foi no Armageddon de 2004. Em uma Match pré Main Event, nos deparamos com um combate forte, um combate com um nível técnico ótimo. De um lado, temos um wrestler que investe nos corner moves (Spike Dudley), e do outro, um veterano em Hurrancanrranas, atento a cada mínimo detalhe. Spike Dudley se exibe com várias taunts, mas na ganância ele acaba. Funaki foi atencioso, e conseguiu vencê-lo após um descuido do adversário.

Dentro do ringue



Em ação, ele combina moves característicos, sendo alguns o clássico Rising Sun e o Fisherman Buster. O Rising Sun é uma marca registrada, sem dúvida um grande move. Ele o punhava no córner, e fazia um DDT com pequenas elevações de Cockscrew.

Ele sempre foi, desde os campos de aperfeiçoamento, um wrestler rápido e veloz, que era ágil durante seus golpes, talvez por isso ele tenha feito tanto sucesso (não se engane, estou falando dos campos de treinamento!). Já disse e vou repetir: não conheço wrestlers com uma técnica tão refinada quão Funaki.

Nos moves "terrestres", temos como exemplo o Enzuigiri, um move extremamente comum nas terras japonesas, além de ser um dos Signature Moves de nada mais nada menos que Chris Jericho. Logo após, conseguimos avistar um golpe muito famoso... SWEET CHIN MUSIC! Calma, calma, o nome real é Superkick, e este faz parte do moveset diversificado de Funaki. Algo que requer muita habilidade para utilizá-lo. Agora com moves feitos pela mão, vemos um "pacote completo" de Elbows Drops, ora no córner, ora no chão. Outro ataque que o caracteriza muito é o Diving Crossbody, pois é um golpe fantástico, e em consequencia muito utilizado por Funaki.

O que mais me admira em Funaki são seus golpes terem níveis de periculosidade elevados, como alguns que eu já citei acima;

Conclusão: eis que sou obrigado a admitir que eu sou um fã de Funaki. E todo fã que é fã, não gosta de que o ídolo esteja em uma situação dessas. Seu físico é algo que me admira muito, porque ele sabe unir a força com o High-Flyer style, e pouquíssimos sabem sem aumentar o peso. Seus poucos combates em que ele sai vitorioso me marcam profundamente, é um abismo sem fundo, porém nesses combates, ele mostra que sabe fazer bem uma coisa: lutar. Ele é um wrestler capacitado mentalmente, pois alia inteligência a atuação. Raros são os que fazem moves com um grau destes, e poucos o tem como ídolo. Está certo que ele não tem nada de especial para os fãs: não é bonito, não os comunica, não é americano, e suas mic skills são péssimas. Todavia, já vimos casos piores que esses, como o de Eugene, uma vez que acabou se recuperando. Com todas essas qualidades, os mais prejudicados somos nós: fãs. Prejudicados porque não temos o prazer de o ver lutar, o clímax de não ver ele em ação por mais de 3 minutos.

O que me resta fazer, é esperar cheio de mágoas enquanto derramo lágrimas pelo chão.

See ya!

Marcadores: ,

Blogger Gonçalves escreveu...
A Crónica não podia estar melhor!!!

Muitos parabéns!

Sempre achei o Funaki um bom lutador e tive a opurtunidade de falar com ele em 2006...

Simplesmente um wrestler mal aproveitado...
quarta-feira, dezembro 10, 2008  
Blogger Renato Cardeal escreveu...
Muito boa cronica!
Vimos agora com a mudança de personagem que Funaki realmente tem qualidade. Pena que la dentro é um mero jobber
quarta-feira, dezembro 10, 2008  
Blogger Jacknife escreveu...
boa cronica
quarta-feira, dezembro 10, 2008